Como escolher as joias certas para o seu tom de pele
As joias, sejam elas delicadas ou mais ousadas, sempre dão um toque especial no look. Como são usadas em vários momentos, quanto mais harmonizam com o tom de pele mais têm destaque no corpo. Portanto, para te ajudar a valorizar ainda mais sua aparência separamos algumas dicas para escolher as joias certas no dia a dia.
Conheça mais a fundo o seu tom de pele
Na hora de combinar as joias, é importante saber não somente o seu tom, mas sim o subtom de pele, afinal, ele pode ser frio, quente ou neutro. Isso não tem a ver com a etnia, mas com uma camada de pele que não se vê .
Para saber qual é o seu, o ideal é observar as veias do seu braço sob a luz do sol. Veias azuladas, por exemplo, caracterizam um subtom frio; as esverdeadas, por sua vez, subtom quente. Caso você encontre certa dificuldade em identificar entre o tom azulado e o esverdeado, provavelmente seu subtom é neutro.
Agora que você já deve saber qual o seu tom de pele, vamos às dicas de joias que mais harmonizam com você!
Tom de pele quente
As peles que fazem parte do subtom quente harmonizam melhor com joias de ouro amarelo ou ouro rosé. Isso porque elas se encaixam perfeitamente com o fundo “amarelo” que a pele possui.
Além disso, as pedras preciosas das joias também precisam harmonizar. As que mais combinam com tons quentes de pele, por exemplo, costumam ser as de cores mais terrosas, como marrom, verde, amarelo, turquesa, vermelho e coral. Além disso, o citrino também é uma boa opção de pedra clara, e a granada de pedra escura.
Uma dica importante: quando escolher a roupa, saiba que o ouro amarelo já chama muito a atenção por si só, então procure não exagerar nas cores. Ou então, tente optar por peças mais discretas, como brincos pequenos e anéis minimalistas.
Tom de pele frio
Por outro lado, para as que possuem um subtom mais frio, o interessante é optar por acessórios de ouro branco ou platina. Isso porque as tonalidades também são mais frias.
Combinam com esses metais pedras de cores azul, rosa e roxo. Dentre elas, pode-se citar, por exemplo, a água-marinha, tanzanita, ametista, rubi, granada, turmalina, fluorita, safira, safira azul, topázio e o berilo azul. Por serem brilhantes, coloridas e vivas, certamente ressaltam da melhor forma possível sua cor de pele.
As combinações de mais de uma cor também podem acontecer, bem como o uso apenas dos metais — basta verificar o que pede a ocasião.
Tom de pele neutro
O subtom neutro é o mais versátil dos três. Isso porque combina tanto com joias de ouro amarelo ou rosé quanto de ouro branco. A mesma regra se aplica às cores das pedras das joias.
No entanto, é importante ressaltar que nem por isso todas as cores vão combinar com pessoas que possuem esse subtom. Por isso o ideal é sempre testar e ir notando quais são as opções que harmonizam melhor com você.
Uma peça coringa!
Uma boa dica para todos os tons de pele é investir na clássica pérola. Como ela possui uma cor neutra, combina com qualquer tom de pele e cai bem em qualquer ocasião!
Além disso, lembre-se também de que ao usar joias mais chamativas, a melhor opção é compor o visual com roupas menos coloridas.
No entanto, é importante ressaltar que essas dicas não te restringem a usar somente joias de ouro amarelo e rosé ou branco. Com elas certamente torna-se mais fácil a criar as composições dos looks. No entanto, seja livre para fazer suas escolhas e montar um visual te agrade! O que importa é se sentir bem consigo mesma! <3